O diário de um jornalista bêbado (The Rum Diary – 2011) foi baseado no best-seller homônimo do jornalista Hunter S. Thompson.


O protagonista deste romance, Paul Kemp, muda-se para Porto Rico para trabalhar em um jornal local.
Logo de cara, seus sonhos de escrever um artigo relevante são prontamente frustrados pelo editor do jornal, que o coloca na seção de amenidades.


Esse contratempo não impede que Kemp descubra o que existe por baixo da visão de paraíso vendida aos turistas de Porto Rico. A sociedade explorada clama por seus direitos em movimentos de greve bem em frente ao jornal e não se intimida em mostrar a sua face hostil aos estrangeiros.


A exploração imobiliária e a manipulação da população são os principais tópicos explorados pelo filme. O vilão, um milionário bonitão, planeja construir uma rede de hotéis exclusivos em uma das ilhas de Porto Rico, restringindo o acesso da população local. Lembrei-me do que está acontecendo aqui na terrinha…


O que à primeira vista parece ser um filme de ação temperado com comédia e romance, surpreende ao abordar questões sociais e políticas importantes. Uma boa pedida para o final de semana.